ABRAMEDE e mais de 30 entidades se juntam pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente

A Associação Brasileira de Medicina de Emergência – ABRAMEDE se une a outras 34 instituições – sociedades técnico-científicas, redes de profissionais de saúde, conselhos profissionais, conselhos de secretarias de saúde e demais instituições direta ou indiretamente relacionadas à Segurança do Paciente – para chamar a todos os brasileiros a aderirem e participarem do Dia Mundial pela Segurança do Paciente, celebrado no dia 17 de setembro.

A iniciativa é da Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste ano de 2020, com a pandemia do SARS-CoV2 (novo coronavírus), a OMS lança uma campanha mundial com o tema “Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”, demonstrando a relação entre os dois, incluída na atenção hospitalar de emergência.

A segurança dos profissionais da saúde como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 ganha um significado que extrapola o cenário atual da pandemia, pois direciona a atenção para os desafios que eles enfrentam no dia a dia, como sobrecarga de trabalho, violência, discriminação, estresse mental e doenças ocupacionais. O suporte de gestores, lideranças e governos às medidas para promover a segurança dos profissionais é indispensável para assegurar o cuidado em todos os níveis e serviços de atenção à saúde.

O tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 traz direcionamentos de ações para os estados-membros da OMS:

– Conciliar programas de segurança do trabalhador da saúde com os programas de segurança do paciente;

– Implementar Programa Nacional de Saúde Ocupacional para os trabalhadores da saúde;

– Proteger os trabalhadores da saúde da violência e da discriminação;

– Melhorar o seu bem-estar mental e segurança psicológica;

– Proteger os trabalhadores da saúde de riscos físicos e biológicos iminentes nos ambientes de trabalho.

Junte-se a causa do Dia Mundial da Segurança do Paciente!

Leia a declaração na íntegra: Declaração conjunta_17set2020

0Shares