A Comissão Acadêmica da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) foi fundada no dia 22 de Setembro de 2016 durante o V Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência, realizado em Porto Alegre (RS). 

 

Os seguintes membros estiveram presentes em sua fundação: Daniel Schubert, Dante Souza, Emanuel Montanari, Filipe Abtibol, Guilherme Zaffari, Henrique Puls, Ismael Dornelles, Jacqueline Fernandes, Letícia Tedesco, Lucas Oliveira J. e Silva, Marianna Fischmann, Michel Ricchetti, Pauline Simas e Raphael Sales. Todos estes eram estudantes na época, a maioria deles membros de Ligas Acadêmicas de Trauma e Emergência. A união dos mesmos possibilitou que a Comissão passasse oficialmente a existir como um grupo  de estudantes subordinado à ABRAMEDE. O médico emergencista Luiz Varela foi quem coordenou a criação e possibilitou que a comissão fosse fundada sob a chancela da ABRAMEDE. 

 

Com funcionamento ativo desde outubro de 2016 e com reuniões periódicas, a Comissão Acadêmica já desenvolveu ativamente alguns projetos como o projeto “Internato em Medicina de Emergência”, em que informações objetivas sobre estágios de internato em Departamentos de Emergência pelo país estão sendo coletadas e disponibilizadas para todo e qualquer estudante interessado na área. A Comissão também iniciou um projeto chamado “Teleconferências com Emergencistas” em que médicos emergencistas se reúnem com uma Liga Acadêmica e membros da Comissão via plataformas digitais (Ex.: Skype) para esclarecer o que é a Medicina de Emergência e todos fatores que envolvem a especialidade. Através das redes sociais como o Facebook, a Comissão também desenvolveu o projeto “Entrevistas com Emergencistas” em que foram divulgadas entrevistas realizadas com preceptores e residentes da especialidade durante o V Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência.

 

O primeiro biênio de 2017-2018 ainda não possuía uma estrutura de organização nacional e estadual, porém o grupo foi inicialmente liderado pelos seguintes membros: Lucas Oliveira J. e Silva (RS), Daniel Schubert (RJ), Marianna Fischmann (RJ), Jacqueline Fernandes (RS), Raphael Sales (RS), Pauline Simas (RS), Natália Fuhr (RS), Guilherme Zaffari (RS) e Marlon de Azevedo (ES). Conforme a expansão da Comissão ocorreu para outros estados, logo contávamos com apoio de líderes de todo o Brasil. Em 2018, a primeira organização estrutural da Comissão Acadêmica foi realizada. Foi criada, então, uma diretoria nacional e diretorias regionais. Essa estrutura foi aprovada em Assembleia Geral da ABRAMEDE realizada em Fortaleza no mês de Março de 2018. 

 

Biênio 2018-2019:

    • Diretoria Nacional: Lucas Oliveira J. e Silva (RS), Natália Bender Führ (RS), Claudio Germano Teodoro (MS), Glayrton Bizerra (PI), Victor Navarro (SP), Daniel Schubert (RJ).

 

  • Diretorias Estaduais: Camila Serra Rodrigues (DF), Otávio Miguel Liston (MS), Igor Ujiie (MS), Iasmin Medeiros (MT), Pedro Ferreira (PA), Lays Carolinne de Carvalho (PI), Rubens Maia (MG), Murilo Husni (MG), Thais Jordão (RJ), Rafael von Hellmann (RJ), Marianna Fischmann (RJ), Franco Milan (SP), Daniel Cardoso (CE), Geovaldo Barreto Correia Junior (BA), Maria Paula Frias (BA), Marlon de Azevedo (ES), Johann Peter (ES), Yasmin Bastos (MA), Maurício Golfetto (RS), Emanoel Montanari (RS).