Ligas de Medicina de Emergência:
levando a emoção da sala vermelha para dentro do campus universitário!

Nas universidades que não possuem a disciplina de Medicina de Emergência, a melhor forma para que o aluno entre em contato com a especialidade é através das ligas acadêmicas – projetos de extensão que proporcionam atividades teóricas e práticas e desenvolvem desde cedo habilidades essenciais para um médico emergencista. Além disso, as ligas também oferecem oportunidades de networking com estudantes, professores e outros profissionais que compartilham os mesmos interesses.

No cenário atual, a maioria das ligas acadêmicas de Cirurgia do Trauma e Medicina de Emergência funcionam como uma só liga, porém é importante a distinção entre as duas especialidades. O médico emergencista realiza o atendimento inicial e estabilização de todos pacientes que chegam à sala de emergência, sejam emergências clínicas ou traumáticas. O cirurgião do trauma trabalha em parceria com o médico emergencista e, quando necessário, complementa o cuidado ao paciente no Centro Cirúrgico/Bloco Cirúrgico. A tendência é que, com o desenvolvimento destas duas importantes especialidades, sejam criadas ligas acadêmicas específicas. Entretanto, ainda que com uma mistura de especialidades, entrar em uma Liga Emergência e Trauma é uma ótima maneira de se envolver com a especialidade e aprender sobre o atendimento no Departamento de Emergência. 

A ABRAMEDE, através da Comissão Acadêmica, valoriza e estimula a participação e o fortalecimento das Ligas de Medicina de Emergência.

▶ Se ainda não há nenhuma Liga de Medicina de Emergência em sua universidade, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a fundar uma.

▶ Caso você já participe de uma, conheça as vantagens de filiar sua liga a ABRAMEDE e não perca tempo.

Vantagens de filiar sua liga:

  • Participação em projetos nacionais e internacionais dentro da área de Medicina de Emergência;
  • Assistência na organização e apoio institucional da Comissão Acadêmica da ABRAMEDE para eventos locais;
  • Reconhecimento da liga acadêmica no site oficial da ABRAMEDE;
  • Possibilidade de descontos para as ligas acadêmicas filiadas em eventos realizados pela ABRAMEDE;
  • Participação da liga na escrita de capítulos nos livros organizados pela Comissão Acadêmica em conjunto com a ABRAMEDE;
  • Possibilidade de certificação de eventos relacionados com a Medicina de Emergência;
  • Reconhecimento dos ligantes como sócio estudante da ABRAMEDE;
  • Participação em canais de networking;
  • Atualizações e notícias sobre eventos de Medicina de Emergência;
  • E muito mais!

Como filiar sua liga?

A filiação é gratuita e deverá ser realizada após a análise do regulamento de filiação pelo formulário específico para filiação.

Regulamento de Filiação: clique aqui.

Modelo – Dados ligantes: clique aqui.

Formulário de Inscrição: clique aqui.

 

 

Dúvidas e sugestões, favor entre em contato pelo e-mail comissaoacademica@abramede.com.br