Autor: Gabriel Dias de Oliveira
Post Peer Reviewed por: Henrique Herpich

O “Conexão Emergência” foi um projeto desenvolvido pela LEMT – Liga Acadêmica de Emergências Médicas e Trauma da Universidade Federal de Pelotas. Nosso projeto teve como objetivo encurtar distâncias e promover o encontro de todos aqueles apaixonados por Medicina de Emergência para estudar e se atualizar na área durante o início da pandemia de COVID-19.

O projeto foi desenvolvido ao longo de doze semanas, com início Maio de 2020. Os encontros eram gratuitos e amplamente divulgados através das redes socias da LEMT e dos ligantes. A cada semana, os encontros aconteciam via Google Meet e um tema previamente estabelecido era divulgado. A fim de nortear a discussão, um (a) palestrante, de preferência emergencista, era convidado e detinha um espaço com cerca de 01 hora e 30 minutos para desenvolver a sua atividade.

Todos os 24 membros da LEMT faziam parte da equipe. As semanas foram divididas entre duplas que ficavam responsáveis por escolher o palestrante e prestar suporte até o dia da aula. A fim de estimular a autonomia dos membros, a dupla organizadora tinha liberdade de escolher o convidado, o formato (caso clínico ou aula expositiva), apresentar o convidado e repassar as perguntas ao final da aula.

Utilizamos como recursos: redes sociais da LEMT, Google Forms para receber os contatos dos interessados, MailChimp para enviar os links das aulas e o Google Meet para realizar os encontros. Na primeira semana realizamos a aula através do StreamYard com transmissão para o YouTube, porém tivemos alguns problemas técnicos e a partir de então optamos por manter os encontros no Google Meet e sem gravação dos mesmos.

Como dificuldades, além desse problema técnico na primeira aula, demoramos a decidir por manter as aulas no Google Meet. A plataforma Zoom nos trazia muitos benefícios, porém não tínhamos recursos para utilizar a versão paga o que acabou inviabilizado essa ferramenta. Além disso, foi difícil manter as aulas no mesmo dia da semana pois cada convidado tinha um dia livre diferente na semana e acreditamos que isso tenha influenciado no público de algumas aulas.

Como pontos positivos, tivemos a oportunidade de ter aulas incríveis, com professores (as) a milhares de quilômetros de distância e que jamais teríamos oportunidade de trazê-los a um congresso ou uma aula presencial por exemplo. Além disso, abordamos temas como POCUS, abordagem ao grande queimado, IRpA por COVID-19, radiologia aplicada a emergência, ventilação mecânica e muito mais.

Ademais, tivemos a presença de participantes do Brasil, da Argentina, do Paraguai e da Bolívia, mostrando que tais iniciativas promovem além de tudo um intercâmbio cultural. E o principal de tudo: a nossa Liga se manteu forte, unida e ativa levando a paixão pela Medicina de Emergência para muita gente! Incentivamos você a também fazer parte dessa iniciativa! Quer saber mais? Pode entrar em contato com a gente:


Conheça a Liga:

LEMT – Liga Acadêmica de Emergência Médica e Trauma (@lemtufpel)
Universidade Federal de Pelotas
Pelotas/RS

Cite esse post como: OLIVEIRA, G. D. Conexão Emergência: conectando futuros emergencistas durante a pandemia“. Ligas em Foco, Comissão Acadêmica da ABRAMEDE, mai/2021. Disponível em: https://abramede.com.br/conexao-emergencia-conectando-futuros-emergencistas-durante-a-pandemia/