Caríssimos,

Em 2022 estaremos realizando em conjunto com a Disciplina de Emergências Clínicas da USP o estudo BARCO (Brazilian Airway Registry Cooperation). A ideia é criar uma rede de preenchimento contínuo das intubações realizadas em território nacional. Inicialmente, a primeira análise será sobre os eventos adversos graves durante as tentativas de intubação nas unidades fixas de Emergência. Caso interesse em recrutar seu centro e para mais informações entrar no site: www.estudobarco.com.br ou pelo email: estudobarco@gmail.com

O BARCO (Brazilian Airway Registry Cooperation) é uma união nacional pioneira na implementação de estudos observacionais multicêntricos acerca da intubação orotraqueal no Brasil, coordenado pelo Departamento de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com apoio institucional da ABRAMEDE.

Foi criado em 2021 com a missão de navegar pelo cenário nacional do manejo do paciente crítico com necessidade de via aérea definitiva nos Departamentos de Emergência pelo Brasil.